Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

50% da carga movimentada foi para exportação

Porto de Setúbal registou crescimento de 2,4% em 2023

O Porto de Setúbal movimentou em 2023 mais de 6,3 milhões de toneladas de carga, o que significou um crescimento de 2,4% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Este crescimento foi particularmente alavancado pelo setor dos granéis sólidos, que registou um aumento de 11,5% face a 2022, com mais de 2,8 milhões de toneladas, assim como na carga fracionada, onde se verificou um crescimento de 5,3% (+1,25 milhões de toneladas).

Transporte de combustível Prio entre Aveiro e Sines por via férrea diminui pegada carbónica

A PRIO iniciou neste mês de Abril o transporte de combustíveis líquidos por via-férrea, entre o Porto de Aveiro e Sines.

O Terminal de Granéis Líquidos recebeu o primeiro de dois comboios do novo serviço regular de distribuição de biocombustível, no dia 18 de abril, inaugurado pela PRIO.

O transporte vai permitir retirar todos os meses dezenas de camiões das estradas, segundo anuncia em comunicado o Porto de Aveiro.

ESTA TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL, NO PORTO DE AVEIRO

Workshop Tecnologias Digitais Avançadas para a Economia Azul

A Inova-Ria, o Porto de Aveiro e o Porto da Figueira da Foz, estão a organizar, com o apoio do Fórum Oceano, o Workshop “Tecnologias Digitais Avançadas para a Economia Azul” dinamizado no âmbito do projeto ADT4Blue, financiado pelo INTERREG ATLANTIC AREA.

A sessão integra-se num conjunto de sessões a desenvolver em Aveiro, Matosinhos e Lisboa, e visa identificar oportunidades e desafios dos atores da Economia Azul, nos seus mais diversos domínios, onde tecnologias digitais avançadas poderão ser utilizadas, permitindo assim ao consórcio internacional lançar desafios à comunidade para a criação de soluções.

Porto de Lisboa acolhe exposição «O MFA e o 25 de Abril»

O Porto de Lisboa acolhe na Gare Marítima de Alcântara a exposição «O MFA e o 25 de Abril». Esta é uma iniciativa da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril e curadoria partilhada com a Associação 25 de abril.

A exposição pretende ilustrar o papel fundamental do Movimento das Forças Armadas (MFA) no derrube da ditadura e na construção da Democracia, através do recurso a materiais iconográficos, audiovisuais e sonoros. O acesso a esta exposição é livre e gratuito.

EDUARDO FEIO:

O Porto da Figueira da Foz é cada vez mais uma plataforma logística da região Centro

Este porto tem-se transformado cada vez mais numa plataforma logística da região Centro e, depois da conclusão da obra de aprofundamento do caudal de navegação, poderá integrar o hinterland, tocando uma parte mais ibérica e afirmando-se cada vez mais como um Porto Nacional.

Com este projeto procuramos melhorar as condições na globalidade do porto que tem outras atividades igualmente relevantes. É o caso da pesca, que representa para o Porto da Figueira uma dimensão importante, através da Docapesca, concessionária do porto, e dos estaleiros, também com concessionários, uma área que é importante em qualquer porto e em qualquer território. Temos também alguma indústria dentro da área portuária, como a conserveira e novos projetos de aquacultura que estão a ser desenvolvidos.

«PORTOS, LOGÍSTICA E INTERMODALIDADE»

O novo livro de Vítor Caldeirinha sobre gestão portuária

“Portos, Logística e Intermodalidade” é o título do mais recente livro de Vítor Caldeirinha, Professor de Gestão Portuária e Shipping&Port, apresentado na Sala de Actos da Sede da APL, na Gare Marítima de Alcântara.

A Obra, dedicada à temática dos portos, da logística e da intermodalidade, é lançada pelas Riscos Editora, e faz uma análise aprofundada sobre a dinâmica dos portos marítimos, a sua relevância e relação com a logística e a intermodalidade. Nas suas mais de 200 páginas de “Portos, Logística e Intermodalidade”, o Autor examina e analisa a gestão e as operações portuárias, o modelo de governação e o desenvolvimento sustentável destas infraestruturas.

A frente ribeirinha de Almada é casa de cavalos-marinhos mas há ameaças

Já se sabia da existência de cavalos marinhos na frente ribeirinha do concelho de Almada, mas quis-se ir mais longe e saber quantos são e onde vivem exactamente. Uma análise à população desses peixes mostrou que pelo menos parte da frente ribeirinha é uma importante casa de cavalos-marinhos, em especial a Trafaria, onde foram encontrados alguns cavalos-marinhos com mais de 20 centímetros.

Mas nem tudo é um mar de rosas e há ameaças constantes a estes peixes, como o lixo marinho e a degradação do seu habitat, assinalou Gonçalo Silva, coordenador do projecto CavALMar, que fez essa avaliação e a apresentou no Presídio da Trafaria.

Porto de Lisboa cresce na carga e nos cruzeiros

Em 2023, o Porto de Lisboa registou uma subida de 8,7% nas escalas de navios de carga – 2045 escalas -, que movimentaram 11 milhões de toneladas, e mais 6% nas escalas de cruzeiros, que movimentaram o valor recorde de 758 328 passageiros.

Na carga, destaque para o crescimento de 11% na carga geral, para as 4,6 milhões de toneladas, e para a subida de 13% na carga contentorizada. O Terminal de Contentores de Alcântara, cujo projeto de investimento na modernização do mesmo se encontra na segunda fase, contribuiu para esta recuperação tendo registado um crescimento de 48% em toneladas movimentadas. Os novos serviços que em 2023 começaram a operar neste terminal, nomeadamente para a América do Sul, foram decisivos no aumento da oferta disponível para as empresas que visam exportar a partir de Lisboa.

Cruzeiros superam números pré-pandemia com 31 milhões de passageiros em 2023

A Cruise Lines International Association (CLIA), a principal voz da comunidade global de cruzeiros, lançou o seu Relatório Anual sobre o Estado da Indústria de Cruzeiros.

O relatório sobre o estado da indústria inclui a divulgação do volume de passageiros de 2023, que atingiu 31,7 milhões – superando 2019 em 7%. O relatório também mostra uma procura contínua por cruzeiros de férias, observando a intenção de fazer cruzeiros em 82%. A previsão para a capacidade de cruzeiros mostra um aumento de 10% de 2024 a 2028, à medida que as companhias fazem progressos contínuos e concretos na busca por emissões líquidas zero até 2050.

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança enquadrado na Singapore Maritime Week

Enquadrado na promoção internacional da Agenda NEXUS, o Porto de Sines participou, pela segunda vez, na Singapore Maritime Week, o mais importante certame na área da inovação tecnológica focado no shipping, que teve lugar entre os dias 15 e 19 de abril, em Singapura.

A participação deste ano veio consolidar os contactos encetados na edição de 2023 com o MPA, que culminaram com a participação do Porto de Sines num Cybersecurity Table-Top Exercise (CyTx), cujo principal objetivo é o de, através da simulação de um cenário real, promover o awareness das autoridades portuárias para as ameaças do cibercrime, debatendo e encontrando as medidas mitigadoras eficazes, promovendo a partilha de informação entre os portos no âmbito da PACC-Net – Port Authorities CIO Cybersecurity Network.

Apresentação do programa do Dia da Marinha em Aveiro

O programa do Dia da Marinha 2024, que este ano se realiza em Aveiro, foi apresentado numa conferência de imprensa pela Marinha Portuguesa e pelo Município de Aveiro.

​​​A conferência contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.

Veículos eléctricos chineses acumulam-se nos portos europeus

Milhares de veículos importados estão atualmente armazenados em vários portos marítimos da Europa, muitos deles provenientes da China.

Segundo avança o “Automobilwoche”, diversos construtores têm arrendado grandes espaços nas proximidades dos principais portos europeus, para armazenarem veículos, para os quais ainda não têm clientes.

CANDIDATURAS ATÉ 24 DE MAIO

Missão Oceano e Águas - Convite à manifestação de interesse

Divulgamos convite à manifestação de interesse para a Missão Oceano e Águas. Esta iniciativa é fundamental para fomentar os esforços de colaboração para proteger e restaurar os ecossistemas marinhos e de água doce, combater a poluição dos oceanos e promover uma economia azul sustentável.

O convite à manifestação de interesse visa recolher candidaturas de comunidades de intervenientes relevantes que desejem contribuir para os objectivos da Missão "Recuperar o nosso oceano e águas até 2030" numa das bacias dos faróis da Missão da UE. Os projectos seleccionados receberão assistência técnica e estudos de viabilidade, fornecendo orientação e apoio especializados, em conformidade com os objectivos da Missão Oceano e Águas.

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ PARTICIPAM NO «OCEANIC RENEWABLE SUMMIT 2024»

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram no “Oceanic Renewable Summit 2024”, promovido pela APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis, que decorreu no dia 17 de abril, em Lisboa.

Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, integrou o painel de debate dedicado ao tema “Reinforcing a Local Supply Chain to Unlock an Economic Opportunity”, moderado por Gisela Santos, Diretora da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial do INEGI, e que contou, ainda, com a participação de José Luis Inogés Esteban, Gestor de Desenvolvimento de Negócios da Navantia, S.A., S.M.E, Pedro Ponte, Diretor de Equipamentos, Infraestruturas e Ambiente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e Ricardo Gomes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da AICCOPN.

«Aida Perla» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu quinta-feira o Aida Perla e mais de 3.500 passageiros. Encontra-se numa viagem de 26 dias de 26 dias desde a República Dominicana nas Caraíbas até Hamburgo na Alemanha.

APRAM investe em eficiência energética no Porto do Funchal

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) vai investir 14,9 mil euros num estudo para melhorar a eficiência energética dos edifícios da Gare Marítima do Porto do Funchal, Gare do Cais 6, Centro Náutico de São Lázaro e Cais 8.

A perspetiva, avança a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, é obter uma poupança anual na ordem dos 35 mil euros. “O nosso compromisso com o ambiente e com a sustentabilidade é muito sério, e este é mais um passo no sentido de tornarmos os Portos da Madeira mais eficientes em termos energéticos, com ganhos ambientais e económicos”, sublinha Paula Cabaço.

Aquaculture Living Breakwater for Coastal Protection and Sea Decarbonization

Workshop referente ao projecto AQUABREAK

No dia 29 de abril, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a HAEDES, ICS-FEUP e UiS vão realizar um Workshop referente ao projeto AQUABREAK - Aquaculture Living Breakwater for Coastal Protection and Sea Decarbonization.

Este evento contará com a presença dos responsáveis pelo projeto, que darão a conhecer os seus objetivos e características.

Simulacro de colisão entre navios em Portimão testa meios de combate à poluição no mar

Um simulacro de uma colisão entre dois navios mercantes que provocou o derrame de combustível no Porto de Portimão, serviu esta sexta-feira para testar os meios de prontidão e combate à poluição por hidrocarbonetos no mar.

Presença de mega-iates cresce nos Portos da Madeira

A chegada do Gelliceaux, o terceiro iate que hoje acostou no Porto do Funchal, fazendo companhia ao Melek que chegou na manhã desta quinta-feira, e o Anemoi que veio no dia 16, são três iates dos quase 30 que escolheram os portos da Madeira para abastecimento ou descanso das tripulações, desde janeiro.

Os três iates são provenientes de Antígua, nas Caraíbas, e estão em viagem de reposicionamento para a Europa.

ESTA SEXTA-FEIRA

Apresentação do programa do Dia da Marinha em Aveiro

Esta sexta-feira, dia 19 de abril, às 12h20, a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Aveiro realizam, no Auditório da Antiga Capitania, a Conferência de Imprensa de apresentação do programa do Dia da Marinha, que este ano vai decorrer na Cidade de Aveiro.

​​​​​​​​​Na ocasião estará presente o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, o Porta-voz da Marinha, Comandante Sousa Luís, entre outras entidades.